Assessoria de Imprensa: Estratégias de Divulgação

Se tem algo que deixa um assessor de imprensa mais ansioso do que aguardar retorno de jornalista sobre a pauta enviada, desconheço. Mas para que essa ansiedade chegue, antes, é preciso passar por uma das etapas mais importantes do trabalho de assessoria: pelas estratégias de divulgação. E já adianto, não é uma tarefa simples. 

Pensar em estratégias para divulgar as pautas dos nossos clientes é quase como uma alquimia, aquela que os cozinheiros tanto falam. Na cozinha, é preciso encontrar o melhor tempero que case com o melhor ingrediente e no final, a receita é um sucesso e agrada muito o cliente final. Na assessoria, essa alquimia começa por uma boa pauta, pensada por meio de um bom conteúdo (press release, nota, sugestão de pauta, etc.) e então, a escolha do melhor (ou mais assertivo) jornalista que se encaixa naquele conteúdo produzido. 

É  preciso sair do tradicional, pensar maneiras diferentes para envolver os jornalistas, ir além do rotineiro. Em vez de mandar apenas um press release ou uma nota, dependendo do cliente e da situação, pode-se enviar Press Kits personalizados com um novo produto que a marca está lançando, por exemplo, brindes, vouchers de desconto, fazer visita às redações, etc.. Outra forma diferente de abordar os jornalistas é tirá-los da redação, promovendo Press Trips (levar jornalistas e influenciadores de uma área específica para conhecer fábricas, lojas, etc.), eventos, almoço de relacionamento, workshops, coletivas de imprensa, etc.

Mas vou contar um segredo: o caminho da notícia, a partir dessa estratégia criada, não é linear. Não é somente enviar a pauta para o primeiro e mais adequado jornalista, ou fazer essas ações de relacionamento e pronto, nossa pauta está publicada e nosso cliente está satisfeito. Pode acontecer de nossa pauta não ser escolhida pelos jornalistas, ou porque seu espaço já está preenchido, ou porque o assunto não interessa mesmo. Acontece. A partir daí, a estratégia muda, a pauta é reajustada (se necessário) e encaminhada para outro jornalista ou veículo até ser publicada. 

O que é necessário sempre, é pensar na melhor estratégia que vá atingir o público do nosso cliente. Nem sempre o maior veículo de imprensa ou o jornalista mais aclamado vai contemplar a melhor estratégia. Existem os veículos tradicionais, que envolvem jornais impressos, sites dos veículos, rádios e emissoras de televisão. Mas também há portais de notícias especializados, blogs, podcasts, influenciadores digitais. É trabalho do assessor de imprensa pensar na melhor pauta para o melhor veículo que contemple nossa estratégia e que seja eficaz para nosso cliente.

A TWorks pensa nas melhores estratégias de divulgação e para isso, conta com um mailing extenso de cerca de 500 contatos de jornalistas de diversos veículos de imprensa, portais especializados e influenciadores digitais.

Entre em contato e conte com a gente para escolher a melhor estratégia para comunicar os assuntos da sua empresa!

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