Assessoria de imprensa: posicionamento empresarial em tempos de crise

Uma pandemia está instaurada, e a pergunta que cerca o mundo empresarial é: como agir diante de uma situação crítica como essa? O Coronavírus (COVID-19) é uma realidade que vem assombrando diversos setores da economia global devido aos cuidados que a população deve ter, como evitar aglomerações em lugares fechados ou transporte público, além de recomendações como o distanciamento social e o trabalho remoto. Em um contexto de um mundo cada vez mais conectado, no qual as notícias se disseminam rapidamente, é importante que as empresas se posicionem, a fim de prestarem explicações e esclarecimentos para clientes e público em geral — para isso, é crucial que essas informações sejam passadas com responsabilidade e credibilidade

A assessoria de imprensa é o elo fundamental entre as empresas e os veículos de comunicação. A TW Group traz três situações importantes diante de crises, nas quais a assessoria de imprensa pode contribuir com a melhor comunicação para o seu negócio. Acompanhe! 

Gestão de Crise

A crise instala-se mundialmente, mas muitas organizações acabam vivenciando suas próprias  dificuldades, como, por exemplo, o contágio de pessoas e contaminações em massa, demissões, crises de abastecimento, crises no setor de turismo, ou ainda crises inusitadas, como a que aconteceu no início da pandemia com a cerveja mexicana Corona que, de acordo com a revista Exame, a fabricante Constellation Brands teve queda de 8% nas ações em Nova York. A gestão de crise é essencial nesse momento, e o profissional de assessoria de imprensa é quem cria as estratégias para que os impactos sejam amenizados e a reputação das empresas mantenha-se preservada.

Comunicados Oficiais

Além da atuação em gestão de crise, outro exemplo em que a assessoria de imprensa se faz necessária é na emissão de comunicados oficiais para notificar clientes e públicos consumidores, por meio da imprensa, com informações confiáveis e eficazes. Comunicar à imprensa é ser transparente com os públicos, e essa transparência preserva a integridade das empresas e das pessoas. Alguns exemplos de comunicados oficiais: eventos cancelados, fechamento temporário de estabelecimentos comerciais, anúncio de restrição de atendimentos, empresas que aderem ao home office, entre outros.  

Indicação de fontes para a imprensa

Em períodos críticos, como o que estamos vivendo, fontes oficiais são consultadas para esclarecer dúvidas e informar a população por meio dos veículos de comunicação, evitando, assim, que notícias falsas sejam disseminadas. A assessoria de imprensa também tem um papel fundamental nessa fase, pois pode indicar clientes para servirem de fontes em entrevistas a programas de televisão, de rádio, podcasts ou entrevistas para portais e jornais impressos. Mesmo em condições desfavoráveis no cenário global, a assessoria de imprensa pode contribuir para que sua empresa se destaque positivamente no mercado.

Deu para perceber a importância do trabalho da assessoria de imprensa em tempos de crise, não é mesmo? A TW Group conta com esse serviço por meio de uma nova empresa que faz parte da holding: a TWorks. Liderada pela jornalista Tamiris Souza, esse novo braço da TW é especializado em assessoria de imprensa e pode auxiliar a sua empresa em períodos de crise, através da implementação de estratégias de comunicação eficientes para garantir a proteção e o sucesso do seu negócio. Conheça mais sobre a TWorks acessando as redes sociais: FacebookInstagram e Linkedin.

Leia também: Saiba como a atuação sinérgica da TW Group pode impulsionar os seus negócios.

Deixe seu comentário

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. E quando a crise passar, como fica a reputação de sua empresa? - TWorks - […] falamos no post anterior, é importante que as empresas se posicionem durante situações caóticas como esta, mas […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *