5 motivos para sua empresa contratar uma assessoria de imprensa

Você com certeza já ouviu falar sobre assessoria de imprensa, mas já avaliou como seria importante e necessário esse tipo de serviço para a sua empresa?

Assessoria de imprensa nada mais é do que relacionamento e fortalecimento de imagem de uma marca. De acordo com o escritor Jorge Duarte, “A atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e imprensa”. Nós, assessores de imprensa, somos o elo entre sua empresa e os veículos de comunicação e há muitas vantagens nessa relação.

Listamos 5 razões para a assessoria de imprensa fazer parte da rotina da sua empresa, confira:

  1. Credibilidade: uma empresa com assessoria de imprensa tem a garantia de credibilidade de suas informações, pois estas são sempre passadas para profissionais sérios e respeitados do jornalismo. Em meio a tanta fake news, uma informação verdadeira, transmitida a um veículo profissional, faz toda a diferença para o relacionamento da sua organização com clientes ou com parcerias de negócios;
  2. Comunicação mais assertiva: sua empresa possui alguma novidade e quer passar ao mercado? A assessoria de imprensa faz a ponte entre a empresa com essa informação e o jornalista do veículo. Esse relacionamento, diferente de áreas como marketing e publicidade, não envolve valores comerciais, é totalmente espontâneo e baseado sempre em priorizar a informação com viés de interesse público;
  3. Relacionamento com stakeholders: com visibilidade adquirida nos veículos de comunicação, ancorada na credibilidade, os públicos de interesse da sua empresa são impactados diretamente com esse relacionamento criado pela assessoria. Isso pode ser convertido em novos clientes ou até mesmo em parcerias de sucesso;
  4. Valorização de sua marca no mercado: a famosa frase “Quem não é visto não é lembrado” nunca fez tanto sentido para representar a quarta razão. Na assessoria, diferente do que ocorre tradicionalmente nos veículos de comunicação, a notícia e a fonte (ou mais de uma) é que vão até o jornalista na redação. Esse papel de levar a informação mais a fonte é feito por assessorias que promovem seus clientes na imprensa. Se sua marca é vista na imprensa, com certeza será lembrada e procurada;
  5. Preparação para enfrentar crises: como passar bem por uma crise que chega aos holofotes da mídia? Um dos papéis fundamentais da assessoria de imprensa é o gerenciamento de crises de imagem. Gerenciar crises é também desenvolver estratégias de comunicação no momento em que há ameaças à uma organização antes, durante e depois que elas aconteçam. Para isso, a assessoria de imprensa prepara estratégias para lidar com as crises e busca amenizar os possíveis impactos.

Esses são alguns motivos que tornam a assessoria de imprensa um mecanismo de comunicação fundamental para a prosperidade das empresas. É importante ressaltar que ser claro com as informações em ambientes corporativos garante reputação, ou seja, uma boa imagem da organização. Com uma boa imagem, a empresa passa a ser fonte referência para entrevistas e reportagens nos principais veículos de comunicação.

Deixe seu comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *